Tecnopolíticas
Diante da crise de sobreacumulação do capital temos observado em todo o mundo a prevalência da lógica da financerização em todos os âmbitos da vida e da produção do espaço.
índice
Financeirização
[1] exemplo de nota de rodapé
2.
[2] exemplo 2 de nota de rodapé
Fazendo graça com chapéu alheio: a transferência irregular de imóveis públicos à PBH Ativos
A transferência de bens públicos para a PBH Ativos representa um processo de valorização de capital de empresa privada a partir de recursos públicos. Os imóveis que foram transferidos para a PBH Ativos S/A ao custo de seu valor venal serão vendidos em leilão pelo valor de mercado. E, em geral, o valor de mercado é superior ao valor venal, pois este último não incorpora o fenômeno da especulação imobiliária sobre os terrenos da cidade. O resultado é que a PBH Ativos S/A incorpora a diferença de valor como ganhos advindos da venda de coisa pública.
O que ocorre é uma estratégia de apropriação privada do mais-valor produzido coletivamente pela empresa PBH Ativos por meio da venda dos imóveis públicos. É a estratégia de integralizar o capital da empresa e, com isso, remunerar as ações. Ou seja, uma transferência de riqueza advindas do setor público para compor uma empresa privada.
Esse processo descreve os mecanismos de precarização do Estado favorecendo o circuito de acumulação do capital: vultuosas transferências de patrimônio público para empresa privada são realizadas sem a previsão de melhorias sociais e contrapartidas a serem revertidas para a própria sociedade que gera e produz essa riqueza coletivamente. Além disso, como foi falado, essa empresa, ao gerir várias PPP’s, se torna a responsável pela política urbana e social da cidade, configurando um processo de empresariamento da prática pública urbana.
[3] nota de roda pé exemplo
Quais as ações do Grupo Indisciplinar sobre a PBH Ativos?
O Grupo de Pesquisa Indisciplinar, dentro do projeto de extensão denominado Cartografias Emergentes, tem como frente de ação o mapeamento da transferência de patrimônio público para o setor privado, no caso da PBH Ativos. Como atividade especifica, está desenvolvendo a cartografia dos terrenos doados juntamente com o levantamento das informações da localização, dos valores venal e de mercado e a diferença entre eles no tange aos imóveis transferidos por meio do cruzamento dessa frente de trabalho com a plataforma do Em Breve Aqui, no Crowdmap.
Confiram, abaixo, mapas produzidos por essa copesquisa cartográfica indicando (i) localização dos imóveis e seu valor venal; (ii) localização dos imóveis e seu valor de mercado e (iii) a diferença entre o valor de mercado e valor venal dos imóveis. No link associado aos mapas, consta, ainda, a metodologia que o Grupo utilizou para construção e mapeamento dos dados.
[4] nota de roda pé exemplo
Mapa 1 - Valores Mínimos
Valor mínimo dos terrenos x Preço do m² no mercado
Mapa 1 - Valores Mínimos
Valor mínimo dos terrenos x Preço do m² no mercado
Mapa 1 - Valores Mínimos
Valor mínimo dos terrenos x Preço do m² no mercado
Mapa 1 - Valores Mínimos
Valor mínimo dos terrenos x Preço do m² no mercado